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Fonte: Portal do Cnpq

http://www.cnpq.br

 

 

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - Processo Seletivo 2018 Ingresso 2019

 

A  Comissão de Seleção do Processo Seletivo do PPGEEC divulga a lista de aprovados na terceira fase, referente a prova oral.

Fonte: PPGEEC

Acesse aqui: http://www.pos.uea.edu.br/ensinodeciencia/noticia.php?dest=info&noticia=26490

 

Formação de professores em atividade terá novo modelo

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançará uma nova iniciativa de formação de professores em exercício ainda em 2017. O Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic) foi anunciado pelo diretor de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Marcelo Câmara, no dia 22/9, em Belém, durante a comemoração dos oito anos de atividades do Parfor na Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Segundo o diretor, o novo programa vai atualizar o modelo do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Entre as mudanças está o método de repasse. Os recursos financeiros serão repassados diretamente às instituições, com o objetivo de aumentar a eficiência da gestão. Também haverá mudança nos currículos dos cursos. “Precisamos de um projeto voltado para professores que estão em sala. A experiência deles tem que ser contemplada na formação”, enfatizou.

 

Para participar do Profic, instituições de educação superior (IES) atualmente integrantes do Parfor deverão apresentar novas propostas. O Parfor continua vigente até a conclusão da última turma, e não haverá novas turmas. Até o encerramento do Parfor, os programas funcionarão ao mesmo tempo.

“Nossa ideia é começar o Profic com quatro especializações: Educação Infantil, Alfabetização, Português e Matemática. Esperamos ampliar para outras áreas futuramente”, acrescentou Marcelo Câmara. O recebimento de propostas para o Profic está previsto para outubro. 

 

PARFOR


O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da Capes para induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica por meio do fomento à implantação de turmas especiais, por instituições de educação superior (IES), em cursos de Primeira Licenciatura, Segunda Licenciatura ou Formação Pedagógica.

 

O Parfor é realizado em regime de colaboração entre a União, por intermédio da Capes, os estados, o Distrito Federal e os municípios, e visa a atender as finalidades da Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992, alterada pelo art. 15 da Lei nº 12.695 de 25 de julho de 2012. O programa está em consonância com as metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

Fonte: Capes

Foto: Parfor/UFPA

Mestrado e Doutorados da UEA recebem nota 5 da Capes

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 20/9, os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

 

Os Programas de Pós-Graduação de 'Educação em Ciências na Amazônia', 'Educação em Ciências e Matemática' e 'Medicina Tropical' da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) receberam nota 5 da Capes. Os cursos de 'Clima e Ambiente', 'Biodiversidade e Biotecnologia', 'Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular' receberam nota 4. Os cursos 'Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia', 'Letras e Artes', 'Direito Ambiental', 'Segurança Pública', 'Cidadania e Direitos Humanos', 'Ciências Humanas' e 'Hematologia' receberam nota 3.

 

ANÁLISE DA CAPES

 

Após a etapa de análise pelas comissões de área de avaliação, que ocorreu entre 03 de julho e 11 de agosto, os programas de pós-graduação foram analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) durante as 172ª e 173ª Reuniões realizadas no período de 21 a 25 de agosto e 28 de agosto a 01 de setembro de 2017.

 

Fonte: UEA